
Mais informações sobre o tratamento de
ORTODONTIA

O que é?
Como funciona?
A ortodontia relaciona as bases ósseas com as posições dentárias e por isso é feita durante todo o crescimento facial. Os dentes tortos ou mal posicionados, além de prejudicarem a aparência, prejudicam também a higienização, podendo acarretar em problemas periodontais ou até perda dos elementos dentários e podem levar a dores musculares, como síndromes de ATM.
O ortodontista está apto para indicar o melhor tratamento, podendo ser este ortopédico (ósseo), ortodôntico (dento alveolar) ou até ambos. Para isso, a ortodontia pode ser dividida em fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e/ou removível (aparelhos removíveis).
Em casos mais específicos, quando se tem diferenças muito discrepantes de bases ósseas em adultos é indicada a cirurgia ortognática em conjunto com a ortodontia.
Indicações
-
Correção de má oclusão.
-
Alinhamento dos dentes.
-
Correção de problemas de mordida.
-
Melhora da estética do sorriso.
-
Prevenção de desgaste dentário excessivo.
-
Tratamento de problemas de fala causados por má oclusão.
-
Melhora da função mastigatória.
-
Prevenção de problemas periodontais.
-
Melhora da autoconfiança e autoestima.
Benefícios
O ortodontia oferece benefícios como a correção eficaz de problemas de alinhamento e mordida para um sorriso bonito e saudável, uma abordagem personalizada que considera as características faciais e emocionais de cada paciente, e a melhora na autoconfiança e autoestima.
Com tecnologia avançada e técnicas ortodônticas modernas, os resultados são precisos e confortáveis, garantindo uma experiência positiva durante todo o tratamento ortodôntico.
Principais tratamentos ortodônticos
1. Ortodontia Corretiva
Os tratamentos de Ortodontia Corretiva têm como objetivo principal tratar o posicionamento dos dentes para aprimorar a saúde e estética bucal. Durante o tratamento ortodôntico, são utilizados aparelhos fixos (bráquetes) e outros dispositivos auxiliares, os quais podem ser metálicos ou estéticos (transparentes). Não há limite de idade para fazer tratamento ortodôntico.
Os benefícios do tratamento incluem:
-
Aprimoramento da saúde dos dentes e do periodonto (gengiva e ossos que circundam os dentes), pois facilita a higiene bucal;
-
Correção dos contatos oclusais (contato dos dentes superiores com os inferiores), promovendo a eficácia da mastigação e a correta distribuição das forças mastigatórias;
-
Melhora a estética do sorriso;
-
Adequação da posição dos lábios;
Alguns tipos de dor de cabeça e disfunção na ATM podem ser atenuados com o tratamento ortodôntico.
2. Ortodontia para Cirurgia Ortognática
O tratamento é indicado para os casos de diferenças severas nas dimensões dos ossos da face. Para tanto, é realizado o preparo ortodôntico acompanhado de cirurgia ortognática - cirurgia que ajuda a recuperar a harmonia entre a mandíbula e a maxila, melhorando tanto estética, quanto função.
3. Ortodontia Preventiva e Interceptativa
Os tratamentos de Ortodontia Preventiva e Interceptativa têm o objetivo de corrigir o posicionamento dos dentes (de leite e permanentes) e de direcionar o crescimento dos ossos da face. Para tanto, podem ser utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 6 a 12 anos aproximadamente.
Crianças com mais de 3 anos e com hábito de sucção não nutritiva (chupeta ou dedos) também devem consultar um ortodontista o quanto antes. Segundo a "American Association of Orthodontics" é sempre recomendável que a primeira avaliação ortodôntica seja feita antes dos 7 anos de idade. Vale lembrar que muitos dos problemas ortodônticos são mais fáceis e mais rápidos de serem tratados durante a fase de crescimento, podendo evitar muitos transtornos posteriores como uma correção cirúrgica. Ou seja, não deixe de levar seu filho(a) para uma avaliação com um ortodontista.